Informações


Ronda Motorizada

A importância da identificação e análise de riscos na segurança patrimonial

Todo negócio tem riscos. Certamente quem empreende já ouviu essa afirmação. E, de fato, isso é uma realidade. No caso da proteção ao patrimônio não é diferente. Mas a modernidade tem nos levando a incluir na gestão do negócio o processo de identificação e análise de riscos na segurança patrimonial. Assim é possível detectar ameaças e vulnerabilidades, mensurar seus impactos e agir para minimizar esses riscos.

Identificação e análise de riscos na segurança patrimonial requer atenção

Para entender a importância do processo de identificação e análise de riscos na segurança patrimonial é preciso, antes de mais nada, entender quais são os ativos de uma empresa. Pois bem, os ativos são seus colaboradores, seus equipamentos, a infraestrutura, materiais dos mais diversos, as informações cruciais para o bom andamento das suas atividades e qualquer ação que tenha valor a organização como um todo. Viu como são muitos e variados os aspectos a serem tratados nesta gestão?

Ameaças podem provocar perdas ou danos aos ativos

Considerando seus ativos, entenda que ameaças são os indicativos, circunstâncias ou mesmo eventos efetivos que tenham potencial para provocar perdas ou danos a um dos seus ativos. Neste aspecto pode-se considerar na identificação e análise de riscos na segurança patrimonial a intenção ou mesmo a capacidade de um rival de empreender ações que sejam nocivas aos interesses da sua organização.

Conheça as vulnerabilidades da sua empresa

Identificadas as ameaças é preciso ainda conhecer suas vulnerabilidades. Na verdade, elas são qualquer sinal de fraqueza da segurança patrimonial que possa vir a ser explorada por uma das ameaças detectadas que, por consequência, provoque dano a um ativo da sua organização. O risco é algo entrelaçado a isso. Ele é definido pela possibilidade de uma ameaça de alguma forma explorar uma vulnerabilidade e provocar danos.

Ativos mais críticos exigem mais atenção da segurança

Explicado o que se deve considerar no processo de identificação e análise de riscos na segurança patrimonial, vamos mais a fundo no assunto. Primeiro entenda que no passado havia a ideia de se proteger todos os ativos da empresa de forma igualitária, ou seja, empregando as mesmas energias em todos os setores. A modernidade apontou um caminho diferente. Define-se quais os ativos mais críticos para a empresa e para a manutenção de suas atividades e ações.

Gestores são a fonte de informação para identificar os ativos valiosos

A definição dos ativos mais valiosos (e deve-se considerar que muitos deles não podem ser mensurados apenas de forma monetária, como as vidas) deve ser feita buscando na fonte essas informações. Gestores de áreas da organização são as mais indicadas e, por isso, é importante a integração entre a empresa de segurança e esses colaboradores na hora de fazer a identificação e análise de riscos na segurança patrimonial. Esse trabalho em conjunto ajuda a deixar claro à diretoria da empresa as razões para os investimentos que essa segurança patrimonial requer.

A relação entre ativos e as ameaças a eles

Na sequência é preciso identificar as ameaças existentes e relacioná-las aos ativos indicados para a proteção. Neste momento são considerados, por exemplo, tanto os ambientes internos como os externos da organização. Como o cenário mundial se mostra cada dia mais incerto, cabe aqui destacar a importância de um trabalho contínuo realizado por um parceiro sério e experiente, que atualize constantemente a identificação de novas ameaças. Neste ponto pode-se considerar desde um fato isolado, como casos de furto, roubo, um assalto, ou ainda episódios de sabotagem e espionagem.

Matriz SWOT é uma ferramenta relevante no processo

Empregar uma técnica conhecida e bastante difundida pode ser útil para identificar as ameaças. A ferramenta Matriz SWOT analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Feito isso, o passo seguinte envolve inspeções e auditorias focadas na segurança física não apenas do local, mas também de funcionários e diretoria. É neste momento que se identifica as vulnerabilidades. Considere neste ponto questões de segurança relacionadas à cultura e educação com foco em segurança difundida aos colaboradores e a adoção de procedimentos e normas voltadas a isso, além de programas de manutenções preventivas, seguros e também a segurança da informação.

Detectar a origem dos riscos reais

Na etapa seguinte, o processo de identificação e análise de riscos na segurança patrimonial chega à fase de definição dos riscos. Isso é feito a partir de tudo o que foi apurado antes, ou seja, ativos que foram selecionados e elencados, ameaças aos mesmos e vulnerabilidades eventualmente detectadas. Nesta fase o foco não é julgar o risco em si, mas sim avaliar se ele é real e de onde se origina.

Quanto os riscos e ameaças influenciam a sua organização?

Chegou então o momento de analisar os riscos. Nesta etapa, o processo de identificação e análise de riscos na segurança patrimonial avalia o quanto esses riscos e ameaças apurados podem influenciar sua organização a atingir seus objetivos e, também, tem como objetivo classificar os riscos numa escala que inclua as prioridades de ações para intervir.

Dar subsídios à organização para a tomada de decisão

Em seguida vem a avaliação de riscos, que difere da análise de risco. Enquanto a análise de risco se refere à produção de informações sobre o risco relacionado ao seu resultado, na avaliação de risco os resultados são confrontados com critérios adotados pela própria empresa na hora de escolher a forma como será tratado o risco identificado e analisado.

A intenção neste caso é dar subsídios à organização para a tomada de decisão em situações de insegurança. Avaliar os riscos é fundamental para quem está na posição de gestão da segurança. São seus dados que darão a base para o planejamento da segurança. Daí a importância da identificação e análise de riscos na segurança patrimonial.

Proteção e Segurança tem experiência e profissionais qualificados

O tema é bem complexo, mas a importância da identificação e análise de riscos na segurança patrimonial ficou clara, certo? Então, na hora de decidir por realizar esse processo tão importante, conte com quem tem experiência no segmento e pode oferecer o serviço mais eficaz por contar com os profissionais mais qualificados. Entre em contato e faça uma consulta.

(19) 3478-7799 | comercial@protecaoevigilancia.com.br