Informações


SComo identificar se é necessário contratar segurança armada

Como elaborar um planejamento estratégico de segurança para sua empresa

Está cada dia mais comum as empresas se preocuparem com a segurança do seu patrimônio, dos colaboradores e das pessoas que a frequentam. A elaboração de um planejamento estratégico de segurança eficaz é fundamental para o sucesso das ações de proteção às organizações, indústrias e empreendimentos comerciais. Além disso, define objetivos e metas e traça os melhores caminhos para distribuir recursos e gerenciá-los da melhor maneira.

Metas e objetivos para um planejamento estratégico de segurança eficiente

Estabelecer as metas e os objetivos do planejamento estratégico de segurança é o primeiro passo para que sua execução seja eficiente. Alguns pontos importantes precisam ser destacados neste processo, para que todas as áreas da empresa sejam contempladas. Entre eles, a identificação e análise das demandas do cliente e suas necessidades de proteção, incluindo a segurança do patrimônio, definição, distribuição e gerenciamento de recursos a serem utilizados. É preciso ainda planejar de forma clara como será a participação de todos os envolvidos para garantir que tenham um bom desempenho.

Avaliação de riscos no planejamento estratégico de segurança

No planejamento estratégico de segurança também são apontados processos de gestão de risco, que buscam identificar e analisar as ameaças que rondam as empresas. Dessa forma, é possível prevenir e evitar perdas e danos com muito mais eficácia para os clientes. Nesta fase são identificados quais os potenciais riscos ao patrimônio, a probabilidade de ocorrências e o impacto que elas geram em caso de concretização do risco. São analisados riscos desde assaltos, incêndios até sequestros. Ou seja, tudo o que pode prejudicar a empresa do ponto de vista da segurança e das mais diversas formas.

Avaliação operacional e das normas corporativas

Todo bom planejamento estratégico de segurança tem que ser baseado nas normas da empresa. Depois de analisar os riscos e antes de dar início às ações, é preciso entender o comportamento dos colaboradores, nível de circulação de visitantes, carros e acessos aos diferentes ambientes. Nesta etapa, são definidos também o sistema de controle de acesso mais eficaz para as normas e também o estudo de horários de funcionamento de cada área da empresa.

Colocando em prática o planejamento estratégico de segurança

Concluídas as análises chega a vez de colocar o planejamento em ação. É necessário, nesta hora, contar com uma equipe composta por profissionais capacitados, que passem por treinamentos e atualizações constantes e que sejam capazes de agir nas mais variadas situações possíveis.

Também é nesta etapa que são disponibilizados os recursos físicos que vão ser empregados nas ações de segurança para o auxílio das operações. Entre eles estão:
1. Sistema de portarias;
2. Catracas, cancelas e outras ferramentas de controle de acesso;
3. Equipes para rondas de vigilância;

Escolha uma empresa especializada para elaborar seu planejamento estratégico de segurança

A contratação de uma empresa especializada em segurança vai te auxiliar na elaboração e execução de um planejamento estratégico de segurança completo e eficiente para sua empresa. A Proteção e Segurança está há mais de 20 anos no mercado e conta uma equipe especializada e altamente treinada para enfrentar qualquer situação. Entre em contato e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo.

(19) 3478-7799 | comercial@protecaoevigilancia.com.br